Leitura do dia: Evangelho de Marcos, Capítulo 14

Publicado em 19/11/2011

A ceia do Senhor com os discípulos é preparada e neste mesmo dia Jesus diz que um dos que estavam com Ele iria traí-lo, mas nesta passagem o que é importante focar é a celebração da Eucaristia, o partir do pão e vinho, a consagração, a primeira missa! O testamento vivo que Jesus nos deixou, sua presença viva através do pão e do vinho em nosso meio. Sabendo das nossas limitações e nos amando infinitamente, Jesus encontra uma forma simples e única de estar entre nós!

Nosso Senhor, junto com Pedro, Tiago e João, foi até o Getsêmani para orar após a ceia, Ele deixou os discípulos em vigia e foi falar com o Pai, no versículo 34 Jesus nos diz: “sinto uma tristeza mortal! Ficai aqui e vigiai.” Jesus pediu a Deus também para que se possível fosse, afastasse dele aquele cálice, mas que fosse feita acima de tudo a vontade do Pai (versículo 36).

Quantos ensinamentos o Senhor nos transmite nesse capítulo! Ele nos mostra a grandiosidade da ação concreta da mulher e o quanto Ele reconhece tudo que fazemos com amor; na instituição da Eucaristia Jesus nos fala de forma concreta que não quer nos deixar e se faz presente em nosso meio para sempre e no Getsêmani Ele foi humano, teve tristeza, medo, pediu para Deus afastar dele aquele cálice, mas acima de tudo, Jesus nos mostra que independente de qualquer tristeza ou medo, digamos sempre ao Pai que seja feita a vontade Dele e não a nossa!