Leitura do dia: Evangelho de Marcos, Capítulo 5

Publicado em 10/11/2011

UM HOMEM

Depois de acalmar a tempestade no mar, agora Jesus acalma a "tempestade" do coração de um homem possuído por um espírito imundo e tem desejo de morrer. Vive nos sepulcros, sozinho e se auto flagela. Jesus vem dar a vida, libertá-lo do poder das trevas, dar a paz interior e a cura para sua solidão e sentimentos de morte. Depois desta cura os habitantes de Gerasa decidem mandar Jesus embora para a outra margem e Jesus nunca mais volta a este lugar. Este homem experimenta a libertação espiritual, emocional e física. Pois Jesus o cura em todas as suas dimensões.
 
UMA MULHER

 
Em seguida vemos o que acontece com uma mulher que decide tomar decisões  e correr riscos.Talvez quer passar despercebida, e, com muita cautela e fé, toca no manto de Jesus. Aqui também, como na maioria das curas e milagres que Jesus realiza, a enferma é curada em outras dimensões. Esta mulher não tinha somente uma doença física, mas experimentava o desprezo e o rechaço, por sua doença, no contexto social. Ao perguntar quem o havia tocado, a mulher é "obrigada" a revelar-se, e neste momento  Jesus cura a sua dignidade de ser mulher e a reintegra na sociedade. Ela tem dignidade, tem voz, e testemunha sua coragem e sua fé.
 
UMA FAMÍLIA

 
Na seqüência,  um pai intercede a Jesus por sua filha. Durante o caminho, Jairo escuta a noticia que sua filha estava morta. Ao mesmo tempo Jesus afirma que ela vive. Ou seja, por um ouvido, Jairo escuta uma mensagem de morte, por outro, a melhor mensagem que poderia escutar. Ele deve decidir qual mensagem quer tomar posse. E decide pela vida. Assim acontece conosco. Ouvimos todos os dias, mensagens de morte pelo ouvido esquerdo e mensagens de esperança pelo ouvido direito. Cabe a nós decidir qual queremos escutar e tomar posse!