Leitura do dia: Evangelho de Marcos, Capítulo 6

Publicado em 11/11/2011

 

Rejeitado por seus vizinhos e conhecidos, Jesus começa a treinar seus discípulos para a Missão. Para educá-los dá diversas instruções (ou ordens): “não levem nada pelo caminho, a não ser um cajado”(8), “... permanecei nas casas...”(10), “se não vos receberem...” (11), “dai-lhes de comer” (37), “entrem no barco” (45), “não tenhais medo” (50). 

Em cada uma dessas ordens há um sentido profundo que, para nós hoje, deveria merecer um tempo de reflexão, pois servem também para nos educar e formar cristãos mais comprometidos com a prática da Palavra.

Possivelmente, com esta finalidade, Marcos nos apresenta, no mesmo capítulo, o confronto entre o banquete da morte, do qual participaram os ricos e poderosos das comilanças, das orgias, das danças e da condenação de um inocente para satisfazer um desejo de vingança; e o banquete da vida do qual participaram todos que procuraram Jesus, e com Ele encontraram ensinamento, compaixão, alimento, partilha e bênção.

Procurar Jesus é encontrar a paz, o porto seguro; e Sua Palavra ressoando em nossos ouvidos: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (50)