Leitura do dia: Evangelho de Mateus, Capítulo 10

Publicado em 20/03/2012

 

A lista dos 12 apóstolos é relatada também em Marcos, Lucas e Atos dos Apóstolos. Nelas a apresentação segue o mesmo formato de três grupos com quatro nomes. Em Mateus os grupos são assim apresentados:

Pedro, André, Tiago e João – São os discípulos mais próximos de Jesus.

Felipe. Bartolomeu, Tomé e Mateus – Os que possuíam afinidades especiais com os não judeus.Tiago, Tadeu, Simão e Judas – Os mais judaizantes.

Jesus os prepara e os envia aos primeiros herdeiros da eleição e das promessas – Os Judeus – com a missão de fazê-los conhecer o oferecimento da salvação de Deus. Nos versículos de 17 a 39, Mateus relata as preciosas orientações de Jesus, juntando-as num roteiro de boas práticas para missionários de todos os tempos. Algumas orientações que se destacam são:

  • Proclamar que o reino está próximo (é possível alcança-lo)
  • Promover curas, purificação dos infectados por doenças e demônios.
  • Não cobrar nada por isso, nem levar bem algum para seu sustento pessoal, os visitados cuidarão de suas necessidades.
  • Conhecer o lugar e seus habitantes, observar se são dignos da promessa e ficar com eles.
  • A saudação principal será a paz.  Caso ela não possa se estabelecer no local, voltará àquele que a pronunciou.
  • Tirar o pó das sandálias – Expressão conhecida pelos judeus, que qualificavam o pó de qualquer outra região que não fosse o da Terra Santa como impuro. Jesus aplicará a mesma noção às localidades que não acolherem a Palavra.

Fazer com que o Pai, seu projeto de amor e salvação sejam conhecidos, e aceitos, é a vontade de Jesus, mas naqueles difíceis tempos ele próprio pregava de forma velada, o que não deve acontecer com os futuros missionários. Jesus nos pede para não termos medo algum ao anunciarmos a mensagem de Deus.

Por fim Mateus termina este capítulo com a orientação de Jesus aos que receberão a Palavra: “E quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequenos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não ficará sem receber sua recompensa”.

Senhor que sejamos dóceis a Palavra, e àqueles que nos ajudam a compreender a vossa vontade, hoje e sempre. Amém!