Trata-se de um discurso de Jesus, que se inicia com o relato sobre a destruição do Templo em Jerusalém, o que realmente aconteceria por volta do ano 70. Tudo indica que Jesus o Templo de Deus aqui na Terra, se identifica a este relato, Ele próprio seria destruído, o que seria compreendido por seus discípulos somente depois de sua ressurreição.
Mas Jesus também nos fala de sua volta, que acontecerá imediatamente após a tribulação dos dias chamados por princípio das dores. Ele vira para reunir seus eleitos em toda a Terra. Esta volta de Cristo é chamada de Parusia, que se entende por presença ou chegada, ou ainda advento glorioso de Cristo no fim dos tempos.
Quando Jesus menciona estes acontecimentos seus discípulos ficam curiosos e na primeira oportunidade a sós com Ele fazem três perguntas: Quando estas coisas acontecerão? Qual será o sinal da tua volta? Qual será o sinal do fim dos tempos? Jesus não dá uma resposta definitiva à pergunta de quando e só dirá que tudo passará antes que acabe a sua geração.
Duas virtudes nos são colocadas hoje: A fidelidade e a prudência. O Servo fiel é aquele que não precisa ser vigiado o tempo todo, é aquele que merece a confiança do seu senhor, uma pessoa totalmente responsável por aquilo que faz.
Não saberemos adiantadamente quando será a volta de Jesus. Não teremos oportunidade de fazer preparações de último minuto. Precisamos estar preparados para sua volta a qualquer momento. Estamos prontos?