Neste capítulo do Evangelho de São Mateus podemos refletir sobre temas importantes a serem vencidos na nossa caminhada rumo ao céu. Temos aqui uma série de breves instruções e exortações. Não julgar, não profanar as coisas santas, o poder da oração, os dois caminhos, os falsos profetas...
O principal é aplicarmos a regra de ouro em nossa vida: “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também a eles. Isto é a lei e os profetas.” Este ensinamento vivenciado dia após dia na nossa vida mostra-nos, como uma síntese, que todos os mandamentos da lei de Deus tornam-se aplicáveis.
As palavras de Jesus são instruções práticas de como viver o Evangelho. Jesus apresenta com autoridade a sua mensagem como terreno firme sobre o qual se pode construir uma vida frente a fúria dos elementos. Devemos ser prudentes ouvindo essas palavras de Jesus e colocando-as em prática, pois quando não fazemos isto somos insensatos e sem juízo.
Quando Jesus terminou seu discurso, a multidão estava admirada com seus ensinamentos, hoje também precisamos perceber a importância de fazer das palavras do Mestre o fundamento do nosso viver.