Quão bondoso é Deus e quão ilimitada é a sua paciência com este povo que facilmente se esquece das graças recebidas e novamente reclama, exige...
Moisés foi o escolhido por Deus para levar o seu povo à terra prometida e faz isso não por mérito próprio, mas com a orientação do próprio Deus que está com ele em todos os momentos. Moisés vivia próximo de Deus, era um amigo de Deus.
Neste capítulo do livro do Êxodo vemos o encontro de Moisés com o seu sogro Jetro. Jetro era sacerdote de Madiã e ficou sabendo de tudo o que Deus havia feito a Moisés e a Israel seu povo. Alegrou-se pela bondade de Deus com Israel livrando-o da mão dos egípcios. Ele exclama: “Agora sei que Iahweh é maior que todos os deuses...” (vers 11)
Moisés tinha começado a liderar os israelitas em seu Êxodo, e foi Jetro que o encorajou a nomear outras pessoas para compartilhar o fardo do ministério para a nação de Israel permitindo que outros o ajudassem no julgamento de questões menores que vinham a ele.
Podemos ver neste contexto que no serviço de Deus não podemos nos tornar “únicos”, a delegação de tarefas e o envolvimento com pessoas escolhidas para nos ajudar na missão é primordial para que saibamos viver em comunidade, partilhando nossos dons de serviço.
Coloquemo-nos a serviço com o que temos e somos, todos são chamados a partilhar seu dons e carismas a serviço da Igreja que se torna assim uma comunidade orante e praticante, que o Espírito Santo nos oriente em nossa missão!