Leitura do dia: Êxodo, Capítulo 27

Publicado em 10/09/2012

   

O altar dos holocaustos trata-se de um caixão de madeira recoberto de bronze, nele se ofereciam os sacrifícios. Alguns altares, depois somente o do Templo de Jerusalém estava provido de cornos em seus quatro ângulos, estes serviam para que um perseguido de morte ao se agarrar ali pudesse receber asilo no santuário (cf. 1Rs 1,50; 2,28).

O átrio ou pátio do santuário era separado por grandes cortinas, separando o sumo sacerdote, os sacerdotes, os judeus, as mulheres e os gentios. Em Lc 23,45, no relato da morte de Jesus, o evangelista descreve entres os fenômenos acontecidos, o rasgar o véu do templo, mostrando que com a morte de Jesus, todos tem acesso ao altar do Senhor e consequentemente a sua Salvação.

A manutenção das lâmpadas permanentemente acessas, com puro azeite de oliva, fruto da misericórdia de Deus e do trabalho humano, tem a função de lembrar a presença constante do Senhor no Santo dos Santos, princípio este também da lâmpada acessa ou velas sempre na presença de Jesus Eucarístico.