Leitura do dia: Êxodo, Capítulo 29

Publicado em 12/09/2012

   

Neste capítulo observamos o ritual de consagração dos sacerdotes e seus sacrifícios diários. Aarão e seus filhos foram conduzidos à porta do Tabernáculo para serem lavados, pois, como sacerdotes, mediadores entre Deus e o povo, precisavam estar limpos. Hoje, nós também precisamos ser lavados pelo novo nascimento para uma vida nova.

Depois Aarão é vestido e ungido. Em Israel havia 3 ofícios importantes: sacerdotes, reis e profetas. Estas pessoas eram ungidas para o ofício, prefigurando Jesus Cristo, que foi ungido pelo Espírito Santo de um modo muito especial. Esta Unção significa que pelo Batismo nos tornamos participantes do poder messiânico de Jesus. E também, conforme São Pedro (1 Pd 2, 9-10) nos tornamos raça eleita com Cristo, reis, sacerdotes e profetas.

Reis, porque somos possuidores do Reino de Deus. Com Jesus vencemos a morte e o pecado e podemos participar da própria vida de Deus. Sacerdotes, porque somos povo de Deus na Nova Aliança, fazemos parte de um povo sacerdotal capaz de oferecer sacrifícios com Cristo. Profetas, porque participantes da salvação em Cristo, devemos anunciar à humanidade por palavras e exemplos de vida, demonstrando que Deus é Amor através do verdadeiro amor pessoal.

Reflitamos: estamos agindo como reis, sacerdotes e profetas ou estamos enclausurados em nossos egos, vivendo a experiência da morte sem atentar para o brilho da ressurreição?