Leitura do dia: Êxodo, Capítulo 31

Publicado em 14/09/2012

   

Os capítulos 25 a 31 do livro do êxodo apresentam instruções sobre os procedimentos no Santuário – lugar de encontro com Deus, seja este encontro numa Tenda ou local construído; são instruções sobre o altar, os objetos, as vestimentas, o rito e, neste capítulo, sobre os artesãos escolhidos para projetar e construir os móveis e utensílios a serem utilizados no culto.

“Enchi-os com o Espírito de Deus: sabedoria, habilidade e conhecimento para qualquer trabalho...” (3). Serão artesãos “inspirados”, pois Deus valoriza sua casa e o local de seu encontro. Hoje este local são as instalações da Paróquia e os lugares onde nos reunimos para “encontrar o Senhor”; participar, portanto, das Missas, das diversas atividades paroquiais, dos Grupos de Reflexão, etc... não é, simplesmente, executar um procedimento habitual, é encontrar-se com Deus e com nossos semelhantes, daí, é desejo de Deus que o local seja cuidadosamente preparado e que cada participante esteja cheio de Seu Espírito.

Além disto, o capítulo 31 expressa, claramente, a obrigatoriedade do descanso semanal como sinal perpétuo de pertença ao povo de Deus. A observância do sábado – para os israelitas - e do domingo para nós cristãos (porque Jesus ressuscitou num domingo), é a síntese da aliança que relaciona o povo com Deus criador do universo – que trabalhou seis dias e repousou no sétimo dia.  Consagrar o domingo como Dia do Senhor e participar das missas como ato concreto de obediência e gratidão à bondade de Deus para conosco é cumprir a vontade de Deus.