Leitura do dia: Filipenses, Capítulo 4

Publicado em 07/12/2011

Neste texto Paulo nos convida a alegria (4), a ocupar-nos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável (8).  Exorta-nos a viver sem preocupações e apresentar a Deus nossas orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças (6).

Este texto, propício ao tempo do Advento nos faz refletir: o que ocupa nossas mentes? O que nos preocupa tanto? O que fazemos de justo, puro, amável e honroso todos os dias? Como está nossa vida de oração? Que espaço a família e a comunidade ocupa em nossas vidas? Quantos sonhos e projetos tecidos ao longo do ano se perderam ou foram trocados pela inércia, preguiça e desculpas? Como podemos nos preparar melhor para a chegada de Jesus?

A Palavra nos dá uma promessa: “tudo posso naquele que me dá força” (13). Mas o “tudo” significa que com Cristo somos capazes de enfrentar qualquer adversidade. A ênfase está em Cristo e não nas conquistas materiais do homem, como sublinham alguns. Tudo posso, se for da vontade de Deus, pois a Paulo foi negada uma cura e Deus permitiu que seu filho morresse na cruz. Tenhamos discernimento para compreender que nem sempre o que desejamos é o sonho de Deus para nós e não nos frustrarmos com nossas orações e súplicas não atendidas.

Que nós possamos, como na oração do Pai Nosso dizer: seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. Amém!