Como é atual a mensagem deste capítulo 5 desta carta!! Deus nos fala hoje: Amar o Nosso Deus Salvador acima de todas coisas e o teu próximo como a ti mesmo vivendo e procedendo segundo o Espírito de Deus é alcançar a verdadeira e única liberdade.
Seu tema principal é a liberdade cristã: Jesus Cristo nos libertou e somos chamados para a liberdade. Que princípio eterno Deus nos revela: em sua morte e ressureição, Jesus Cristo nos tornou livres, nos libertou da escravidão deste mundo e do pecado.
E São Paulo nos ensina como viver plenamente esta liberdade: seguir o maior de todos os mandamentos - Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. E viver pelo Espírito Santo sempre deixando-nos conduzir pelo Espírito de Deus.
A liberdade que Jesus nos dá não é libertinagem. Quando vivemos esta falsa liberdade “damos os frutos da carne” descritos no texto. E o Senhor nos dá esta ordem: não façamos deste fato um pretexto pra servir a carne, mas pede que nos deixemos guiar pelo Espírito Santo.
Quando vivemos pelo Espírito de Deus “damos os frutos do Espírito”. É pelos frutos que se conhece a árvore!! Vamos examinar a nossa vida pra ver “que frutos estamos dando”, pedir perdão ao Senhor buscando o Sacramento da Penitência, pedindo ao Senhor que derrame em nossa vida abundantemente o Espírito Santo, nos fazendo vivermos e procedermos segundo Ele. Para finalizar, rezemos a Oração VINDE ESPÍRITO SANTO.