Leitura do dia: Gênese, Capítulo 5

Publicado em 30/06/2012

  

O autor sagrado quis propor a linhagem dos bons; estes têm números, isto é, gozam de ordem e harmonia e estão inscritos na Palavra de Deus.

A grande longevidade assinalada a cada patriarca não quer dizer que, na verdade, viviam séculos; mesmo que entendamos os 930 anos de Adão, os 912 de Sete como anos lunares (um pouco mais breves do que o ano solar). Para os antigos, a longevidade era sinal de venerabilidade e respeitabilidade; por conseguinte, quando atribuíam a alguém longa du¬ração de vida, queriam apenas dizer que tal pessoa era merecedora de toda estima e consideração.

Os dez nomes significam os homens que transmitiram a fé e a fidelidade aos seus descendentes; visto que a vida é o bem fundamental, uma longa vida, para os antigos hebreus, era símbolo de bênção divina e honra; a indicação de que cada Patriarca viveu elevado número de anos após gerar o seu sucessor na lista, significa que esses pais tiveram a possibilidade de manter pura na sua família a revelação primitiva; onde se concluía que a religião que por tal via che¬gara a Israel, era a religião verdadeira, conservada através de urna série de gerações providencialmente favorecidas por Deus.