Leitura do dia: Gênese, Capítulo 8

Publicado em 03/07/2012

  

O Dilúvio é considerado o grande lamento do Senhor ao ver a criatura que criou andar nos caminhos da destruição.

Mas nosso Pai criador que tanto nos ama, estabeleceu uma aliança com Noé, e com tudo o que criou, preservando a continuidade de sua obra ao tornar novamente a terra seca e fértil.
Depois que tudo passou Noé não se esquece de agradecer ao Senhor, construindo um altar para oferecimentos e sacrifícios. O Senhor se alegra com este gesto de gratidão e promete que jamais castigara a terra com tamanha força. Deus abençoa Noé e seus filhos, e confirma a aliança com eles e com as futuras gerações.

Este relato nos mostra a seriedade com que Deus observa a maldade do homem na terra. Nós também precisamos levar a sério o pecado, principalmente os nossos pecados individuais, voltando a pedir perdão a Deus, confiantes na eficácia do sacrifício de Jesus por nós.

As promessas do Senhor sempre se cumprem. Assim como a nova humanidade recebeu uma nova chance através de Noé, em Cristo, pela sua graça e misericórdia, Deus nos concede não apenas uma nova chance, mas, uma vida nova.

Eis a promessa do Senhor no final deste capítulo:
¨Enquanto durar a terra, não mais cessarão a sementeira e a colheita, o frio e o calor, o verão e o inverno, o dia e a noite.”