Leitura do dia: Gênesis, Capítulo 40

Publicado em 04/08/2012

 

José estava na prisão na casa do chefe da guarda do faraó. Ele foi preso injustamente, fruto da malícia, maldade, inveja e depravação do coração do ser humano, por ter se mantido fiel a Deus e fugido do pecado: o adultério, a traição, com a esposa de seu senhor.

José depositava sua confiança e servia a Deus. Mesmo na prisão, ele cuidava de todos os que se achavam presos, pois o Senhor Deus fez com que o carcereiro-chefe simpatizasse com José e lhe desse esta tarefa. Ocorre então que os dois ministros (o copeiro e o padeiro) ofendem o rei do Egito, o faraó, o senhor deles, e acabam presos, sendo servidos por José.

Este homem fiel e de fé inquebrantável continuou assim, mesmo preso. E o Senhor Deus estava com José. Este homem simples vive em função destas virtudes: fé em Deus, esperança, caridade, castidade, obediência, aceitando a vontade de Deus, buscando as coisas do alto. Nada mais importa para ele!!

Não são as riquezas materiais, o status, ou o luxo que preenchem o coração dele, mas sim, a fidelidade e obediência ao Senhor Deus!!. Em contrapartida, temos o caso dos 2 ministros: estes sim, “escravos” do faraó, o senhor deles, presos a este mundo e seu castelo de areia: status, poder, luxúria, bens materiais.

Vamos refletir: a luz destes exemplos qual senhor temos buscado? Temos sido “ministros do faraó” tendo este mundo como senhor, ou “homens fiéis a Deus”, “vendidos sem valor nenhum neste mundo”? Vamos rezar o Creio em Deus, declarando nossa fé e obediência a Deus e a Sua Igreja, finalizando este momento.