Leitura do dia: Gênesis, Capítulo 43

Publicado em 07/08/2012

 

A família de Jacó novamente está sem comida e com muita fome. Ele sabia que teriam que voltar para comprar mais alimentos, mas não podia suportar a ideia de se separar de Benjamim. Judá parece ter crescido em caráter e confiança, pois Jacó confia a ele a responsabilidade de levar Benjamim para o Egito e toma todas as precauções para que a viagem tivesse sucesso.

Jacó insistiu para que eles fossem honestos em tudo que fizessem, demonstrando seu crescimento espiritual pessoal e sua submissão à vontade de Deus.

No Egito, o irmão José estava ansioso para ver Benjamim e testar o caráter dos irmãos mais velhos. Será que eles tinham assassinado ou vendido Benjamim? Eles ainda eram ressentidos e invejosos?

Quando eles foram trazidos ao palácio ficaram com muito medo, temiam ser acusados de ter roubado o dinheiro que trouxeram para comprar os grãos da primeira vez. Mas ao contrário foram tratados muito bem enquanto se preparavam para jantar com José.

Na hora do jantar, José usando de um costume local que denota grande honra para o hospede, oferece a Benjamim, o mais novo, cinco vezes mais alimentos do que o  oferecido aos seus irmãos mais velhos. José os estava testando para ver se eles ainda tinham as mesmas atitudes de ciúme e inveja.

Os filhos mais velhos de Jacó passaram no teste e José deve ter se alegrado muito com as mudanças que percebeu em seus irmãos.