Deus falou várias vezes, e de muitas maneiras com a humanidade. Usou anjos e profetas, mas sua mensagem não estava sendo compreendida. Então nos últimos dias, falou através do seu próprio Filho Jesus!
A carta direcionada ao povo Hebreu fará um grande alerta sobre o pouco caso dos israelitas, ao que Deus queria transmitir. A mensagem será agora feita por seu próprio filho Jesus, que pede compromisso com o que já tinham ouvido. A superioridade de Jesus enfatiza a importância desta mensagem, que Deus confirma por seus sinais e milagres.
A história nos conta que aqueles que desobedeceram à lei entregue pelos anjos (a Lei de Moisés) foram punidos, e por certo a desobediência da lei proferida por Jesus também não ficará impune (2,2-4).
Para se entender melhor a Jesus e a importância da mensagem que ele nos traz do Pai, na carta é citado o Salmo 8. Nele observamos que o homem foi criado um pouco abaixo dos anjos. Se Jesus é superior aos anjos, por que ele tomou a forma de um homem, que foi feito inferior aos anjos?
O homem sempre precisou de um mediador entre Deus e si mesmo. Jesus é este elo que nos liga ao Pai. Por ter passado por sofrimentos e tentações, como os homens deste mundo, não só se compadecendo, mas nos libertando de toda a opressão do pecado, oferecendo os dons exigidos por Deus é nosso misericordioso e fiel Sumo Sacerdote.