Os temas principais tratados hoje neste texto são: casamento, celibato, indissolubilidade do casamento e virgindade. Deus nos fala e nos orienta para aproveitar a condição atual vivendo em plenitude o Seu Amor, seja qual for o estado de vida que vivemos atualmente (casados, solteiros, celibatário, leigo consagrado ou viúvos).
Pode-se perceber a importância da castidade, da pureza e da fidelidade dentro dos estados de vida citados neste texto. Deus quer ressaltar e acender em nossos corações a força destas virtudes cristãs pra vivermos em paz e testemunhando ao mundo que com o Senhor somos capazes de vencer as inúmeras tentações que se levantam contra o casamento, a fidelidade e a virgindade.
“O que conta é a observância dos mandamentos de Deus” diz o versículo 19. Não são os as riquezas deste mundo que irão nos fazer feliz, muito menos os prazeres efêmeros mundanos. Somos chamados a servir a Jesus, sendo solícitos pelas coisas do Senhor e procurando sempre agradar ao Senhor. Seja cada um fiel a sua vocação cristã.
Nosso objetivo é buscar o que é melhor pra nós: a dedicação integral, de corpo e alma, ao Senhor! Pois ser servo de Cristo é uma honra.