Os líderes de Israel aclamam Davi e o unge rei de todo Israel, dizendo-se seus parentes, reconhecem seus feitos. Era ele que conduzia os exércitos às batalhas e os trazia de volta em segurança, quando Saul ainda era o rei. Foi a ele que o Senhor Deus disse, Serás o pastor do meu povo Israel. Serás o seu rei.
Era necessário conquistar e ampliar o território para o rei, e Jerusalém seria o primeiro. A cidade era habitada pelos Jebuseus, e em batalha Davi, junto com os líderes de Israel, tomam a fortaleza de Sião, chamada mais tarde a cidade de David. O rei tornava-se cada vez mais famoso e poderoso, porque o Senhor dos exércitos estava com ele.
Neste capítulo alguns homens foram exaltados por serem os mais bravos guerreiros, eles conquistaram grandes vitórias para o reinado de Davi. Mas, muitos deles foram mortos nas batalhas e Davi mesmo tendo manifestado o desejo de conquistar Belém se recusa a tomar a água do poço, derramou-a como oferta perante o Senhor, dizendo: Nunca beberia uma água que representa afinal o sangue destes homens, que arriscaram as suas vidas para ir busca-la!