Este capítulo narra a lista daqueles que se uniram a Davi quando foi perseguido por Saul, filho de Cis e teve de exilar-se em Siceleg. Davi teve a adesão de homens de várias tribos que admiravam sua conduta, sua retidão, mesmo quando perseguido por seu rei. Assim Davi foi formando seu próprio exército e reuniu na aldeia de Hebron, mais de 330 mil guerreiros que queriam proclamá-lo rei de Israel.
Em um momento difícil da sua vida, Davi manteve-se fiel. E sua fidelidade a Deus e seu caráter atraíam homens de diversos lugares, querendo servi-lo e protegê-lo. E Davi correspondia com amor, bondade e atenção. E o Senhor o abançoava!
Do curso de nossas vidas, muitas foram as pessoas que nos estenderam a mão, nos apoiaram, ajudaram, acreditaram em nós. Muitas com palavras, gestos, um simples sorriso, um abraço, um olhar carinhoso; outras no silêncio, orando e intercedendo. Que possamos como Davi, tê-las próximo ao nosso coração, chamando-as pelo nome, dando-lhes o devido valor. Aquelas que estão longe, elevemos nosso pensamento de amor e gratidão. Peçamos ao Bom Deus a graça de sermos fiéis e bons amigos.