Com base em Gênesis 46 e Números 26, o capítulo 7 deste livro esboça os significativos clãs das seis tribos do norte: Issacar (vv. 1-5), Benjamim (vv. 6-12), Naftali (v. 13), Manassés do oeste (vv. 14-19), Efraim (vv. 20-29) e Aser (vv. 30-40). O cronista não faz por tanto menção nem de Dã nem de Zebulom, talvez por corrupção textual, mas pode ser que simplesmente essas tribos tivessem pouco significado na sociedade de Esdras.
Apesar da aridez com que o cronista relata as listas e genealogias, vemos aqui uma exceção quando relata o sofrimento de Efraim, que tem os filhos assassinados e fica de luto por vários dias (vv. 21-22). Mas, em meio a essa dor, Efraim tem mais um filho. É interessante observar que, mesmo com essa tragédia, Deus continua a abençoá-lo com uma posteridade. Tanto é que Josué, sucessor de Moisés à frente do povo de Israel, é seu descendente (v. 27).
Também nós precisamos ter a certeza que, mesmo diante das dificuldades e provações da nossa vida, Deus continua a nos abençoar, ainda que demoremos a ver os resultados.