Chama-se MACABEUS, não porque fosse o nome do seu autor, mas porque Judas - o protagonista dos principais acontecimentos narrados, assim foi denominado.
Naquele tempo, muitas nações foram invadidas pelos Gregos. Além de tomarem suas terras, saqueavam seus tesouros, matavam seus governantes, estabeleciam-se dentro do templo, tirando do povo o local de reunião e culto a Deus.
Praticavam rituais pagãos imolando animais impuros num local santo. Toda a cultura, tradição e religiosidade destes povos lhe foram tomadas, e abatidos sem iniciativa e força, aos poucos assimilavam os costumes e o culto a deuses pagãos dos gregos. Disfarçavam as circuncisões feitas por seus pais, pois queriam ser iguais aos gregos, homens belíssimos que se exibiam nus em jogos públicos.
Mas alguns deles, escondidos, permaneciam fiéis aos seus costumes, não comiam carnes de animais impuros, guardavam a fé e a esperança no Deus que sempre os acompanhou. Estes serão protagonistas de revoltas para restabelecer no coração do povo o amor ao Deus verdadeiro, ao Deus da esperança.