Leitura do dia: I Macabeus, Capítulo 11

Publicado em 01/08/2014

 

O capítulo descreve a disputa da soberania na região por três rivais: Ptolomeu (rei do Egito), Alexandre Balas e Demétrio II. Jônatas, o irmão mais novo de Judas Macabeu e sumo sacerdote, a exemplo dos irmãos, luta com esses três, pelos ideais da sociedade que se sustenta no projeto de Javé, ora aliando-se a um, ora a outro.

Estas alianças, entretanto – ainda como hoje encontramos nos meios políticos – são vulneráveis e trocam de posição facilmente, conforme os interesses que estão em jogo. Quando os poderosos vêem seu poder ameaçado mostram-se solidários e prometem regalias e soluções para os problemas existentes, mas quando readquirem sua supremacia, não só esquecem as promessas que fizeram, como retornam às suas práticas anteriores.

É triste reconhecer que a luta pelo poder continua, ininterruptamente, ao longo dos anos, gerando guerras e conflitos. Jônatas se deixou seduzir pelo poder e pelo prestígio, assim como, muitos séculos antes, fizera o grande rei Davi. Este arrependeu-se de seu pecado (salmo 50(51)), mas viveu, posteriormente, as consequências deste pecado (2 Sm 11 e seguintes); Jônatas acabou sendo morto por aqueles em quem confiara.

A Bíblia nos mostra com clareza como o poder corrompe e quão poucos são aqueles que resistem à sua influência. Só Deus é confiável. Bem diz o profeta Jeremias: “Maldito o homem que confia em outro homem”(Jr 17, 5)... “Bendito o homem que confia em Javé” (Jr 17, 7)

Agradeçamos a Deus esta lição preciosa, oremos e escutemos as mensagens de Deus que nos são dadas sempre que a solicitamos (Deus fala ao nosso coração, através da Sua Palavra, dos acontecimentos ou através de outras pessoas), e mantenhamo-nos firme em Seus caminhos. Só assim conseguiremos vencer as tentações que nos espreitam continuamente. Amém.