Leitura do dia: I Macabeus, Capítulo 4

Publicado em 25/07/2014

 

Judas Macabeu continua sua missão de combater os gregos que haviam retirado seus direitos de professar a fé, invadido Jerusalém e profanado o Templo. É importante ver que, mesmo contando com a obstinação e o fervor dos seus soldados, Judas não confia unicamente nas próprias forças, mas principalmente em Deus:

“Vamos gritar a Deus para que nos ajude e se lembra da Aliança com os nossos antepassados e derrote hoje esse exército que está à nossa frente. Então todas as nações reconhecerão que existe alguém que resgata e liberta Israel.” (vv. 10 e 11).

Depois de vencer algumas batalhas, Judas vai a Jerusalém para corrigir o mal que o exército inimigo havia infligido a Israel. Ao chegar lá, grande é a tristeza e ver a desolação do Templo. Imediatamente, reconstrói o altar, purifica o Templo e retorna com os holocaustos. 

Como mensagem para nós hoje, façamos a nossa parte nas batalhas cotidianas, mas não esqueçamos que é Deus que nos capacita e nos dá força. Para que não nos esqueçamos da primazia de Deus na nossa vida, cuidemos do nosso templo-alma e do nosso templo-Igreja cultivando a espiritualidade e participando da comunidade.