Após a morte de Salomão, o Reino de Israel se dividiu em dois, pois as dez tribos de Israel não aceitaram seu filho Roboão como Rei, e aclamaram Jeroboão como Rei de Israel. Roboão por sua vez, ficou com o reinado das tribos de Judá e Benjamim, formando assim o Reino de Judá.
Após voltar do Egito, Jeroboão pediu para Roboão que fosse aliviado o jugo e a servidão que tinha sido imposta por seu pai, Salomão ao povo, assim todo o povo serviria a Roboão. Após este pedido, ele pediu três dias para pensar e consultar alguns conselheiros.
Consultando os velhos sábios e conselheiros de seu pai, estes lhe disseram que se agradasse ao povo, ganharia sua lealdade para sempre. Mas Roboão desprezou este conselho, e foi até ao encontro dos jovens que haviam crescido com ele e o serviam. Estes disseram que era para continuar com o sofrimento do povo, o que agradou a Roboão.
Assim, o Rei se manifestou diante do povo, conforme conselhos dos jovens. Desta forma a casa de Israel se rebelou contra a casa de Davi, e deu inicio a uma guerra civil.
Jeroboão escolheu Siquém como capital de seu Reino, mas depois mudou a capital para Penuel, e impediu que seus súditos tivessem que se deslocar ate o templo de Jerusalém, montando dois santuários com bezerros de ouro no seu reino para adoração.