O Rei Salomão, reune o povo, para que levem a arca da Aliança, da cidade de Davi para Jerusalém. Salomão havia construido o Templo, e é chegado o dia da Consagração. É um marco na história de Israel.
Deus vem, com toda a sua gloria, para tomar posse;sinal que aceita o templo. Uma nuvem enche o templo com a glória do Senhor. Cumpre-se a promessa de Deus feita a Davi. Deus agora, habita entre o seu povo.
Salomão, faz um discurso ao povo, recordado da Aliança cumprida por Deus. Em seguida, faz uma belissima oração e declara que Deus é o unico Deus. Não há outro fora dele; não há semelhante a Ele, nem no mais alto dos céus, nem aqui embaixo na terra; e intercede a Deus para que suas orações sejam atedidas. Pede pelo povo de Israel e para aqueles que entrarão no templo para orar, para que sejam atendidos e perdoados.Também ora pelos estrangeiros, porque a Casa do Senhor é para todos.
O templo, é o lugar e comunhão entre Deus e seu povo. Lugar onde Deus escuta os seus; é centro de culto, de sacrifícios, lugar de festa e de alegria.
Salomão ora: "Que o Senhor nosso Deus, esteja convosco como esteve com nossos pais; não nos deixe, nem nos abandone, mas incline os nossos corações para ele, a fim de que andemos em todos os seus caminhos, e guardemos as leis, os mandamentos e os preceitos que ele prescreveu a nossos pais".v 57,58.
Que esta oração de Salomão, seja a nossa prece hoje. Confiemos neste Deus que realiza em nós o seu querer e seu executar( Fl 2,13) e inclinemos nossos corações para que Sua presença esteja também no templo do nosso coração.