Leitura do dia: I Reis, Capítulo 9

Publicado em 15/02/2013

Deus confirma a Salomão a bênção sobre o Templo : “ Santifiquei esta casa... meus olhos e meu coração estarão ali todos os dias. (3), mas previne o rei que espera dele fidelidade e obediência: “... se vos obstinardes, vós e vossos filhos em não seguir-me e em não observar meus mandamentos... tirarei Israel da face da terra que lhe dei e afastarei de minha presença o templo que consagrei ao meu nome.” (6-7)

Salomão usou toda sua sabedoria na administração do Reino, mantendo uma numerosa corte a seu serviço, o exército para garantir a paz e o clero para justificar os seus atos como “representante de Deus”. O Templo era de uma riqueza incomparável e tudo isso era mantido pelo exagerado sistema tributário imposto às nações vizinhas e ao próprio povo. Que cada um tire suas conclusões sobre a análise deste reinado.

É desejo de Deus que todos tenham vida e vida plena (Jo 10,10), mas para isso precisamos caminhar em seus caminhos, obedecer às suas ordens, sermos fiéis a seus preceitos. Num mundo de pecado, de egoísmo, de prepotência, de usurpação dos direitos e prática de injustiças, Deus não está presente porque o próprio ser humano expulsou-o de seu convívio.

Que em nossos lares e em nossos relacionamentos haja sempre respeito e valorização do outro!