Leitura do dia: I Samuel, Capítulo 14

Publicado em 27/12/2012

O coração de Saul, caracterizado pelo desempenho da religiosidade sem compromisso autêntico com Deus, é revelado. Após Jonatas atacar os filisteus, Saul pediu a arca de Deus a fim de perguntar ao Senhor o que deveria fazer. Saul, porém, cancelou essa inquisição quando lhe pareceu mais rápido voltar para a batalha.

Quantas vezes nós também nos dispomos a perguntar ao Senhor, mas não permanecemos para escutar sua resposta, e saímos a fazer o que nos é mais interessante?

Muitas vezes esses atos impensados provocam estragos em nós e em nossa comunidade, como aconteceu com o povo, que não pode comer até que Saul ganhasse aquela batalha.

A insensatez de Saul ficou evidente quando o povo desobedeceu às ordens do rei, a fim de salva seu herói inocente, Jonatas. Por sua teimosia, Saul desobedeceu várias ordens de Deus. Procurou agradar as pessoas mais do que ao próprio Deus. As opiniões de outras pessoas eram mais importantes para Saul do que o verdadeiro arrependimento.

Tudo isso, devido à surdez a palavra de Deus. Que nós possamos, humildemente, escutar, acolher e praticar a palavra santa, que nos faz santos, e torna o mundo melhor.