Este capítulo da Carta de São Paulo aos Tessalonicenses quer nos mostrar que em primeiro lugar somos chamados a levar a Boa-Nova – “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15), mas que acompanhar o desenvolvimento da semente semeada é uma necessidade. Como uma planta que necessita ser regada, adubada, podada, assim também com os que recebem a Palavra por nos semeada.
Cuidar para que não aconteça que uma vez lançada as sementes, estas não caiam á beira do caminho, ou num terreno cheio de pedras, ou que caiam no meio dos espinhos, mas cuidar para que a Palavra de Deus encontre espaço na terra boa dos corações, e assim poder produzir muitos e bons frutos. (Mt 13 – 1,9). Este é o cuidado e zelo de Paulo, e por isso o sucesso de sua missão.
Paulo ainda nos adverte sobre as tribulações da vida presente, mas que alimentados pela Palavra permaneçamos firmes na fé; e ainda que cresçamos no amor de uns para com os outros e para com todos (12).
Façamos neste dia, e iluminados pela Palavra de Deus neste capítulo, um reflexão sobre nossa missão em pregar a Palavra de Deus, ainda que não seja em palestras ou grupos de orações, mas simplesmente em nosso dia-a-dia com nossos familiares, colegas de trabalho e de escola, na nossa rua. Quem ama de verdade não se contenta em apenas lançar a semente, mas cuida e acompanha o crescimento, esperando ver os frutos daquilo que semeou.