Leitura do dia: II Coríntios, Capítulo 1

Publicado em 24/04/2012

 

Paulo e Timóteo enviaram esta carta à igreja dos coríntios e aos demais santos na Acaia. Nela agradecem pela consolação que Deus lhes dava durante a dura caminhada.

O sofrimento de Cristo servia de conforto e nele Paulo se fortalecia também para confortar a outros que passavam por angústias. Como participavam do sofrimento, participariam, também, da consolação.

As tribulações enfrentadas por Paulo na Ásia, até o ponto de se desesperar com a própria vida, fez com que ele aprendesse a confiar ainda mais em Deus, e nas orações de seus irmãos e os agradece por orar em seu favor ao Pai.
 
Os planos de Paulo incluíam voltar para Corinto antes de prosseguir para a Judéia. Quando não fez a viagem como pretendia, alguns questionaram sua integridade. Ele se defendeu, dizendo que sua palavra era confiável, como a palavra do Senhor. Confirmou sua sinceridade para com os coríntios, relembrando que sua mensagem era de Deus, e não da sabedoria humana.
 
Paulo cita, nesta carta, o Pai, o Filho e o Espírito. Disse que somos confirmados em Cristo, ungidos por Deus (Pai), e selados no Espírito. Assim, ele mostra o privilégio do cristão de estar em comunhão com as três pessoas.

Paulo disse que ainda não tinha ido a Corinto para poupá-los. Baseado em comentários encontrados mais tarde no livro, entendemos que Paulo estava dando tempo para os coríntios se arrependerem de alguns pecados, para evitar a necessidade de duras repreensões.