Leitura do dia: II Coríntios, Capítulo 8

Publicado em 01/05/2012

 

A Igreja em Jerusalém precisava de recursos.

Em suas viagens Paulo, estimulava e incentivada à prática da generosidade dos irmãos para com a Igreja necessitada. Mesmo longe, não deixa o desânimo ou o esquecimento enfraquecerem esta obra de comunhão. Neste capítulo reforça com ensinamentos, instruções e exemplos o verdadeiro amor entre irmãos em Cristo. Os que tinham condições financeiras ajudavam outros que necessitavam de assistência.

Um bom exemplo eram as igrejas da Macedônia que apesar dos seus próprios problemas, são fiéis à assistência aos santos, muito além de suas capacidades. Outro exemplo o de Jesus, que deixou a riqueza dos céus e se fez pobre por causa do seu amor para conosco. 
 
Paulo não espera que ninguém dê acima das suas condições ou fiquem sobrecarregados enquanto outros são aliviados. Ele procura igualdade entre eles. Que sejam ricos ou pobres, mas que não haja a necessidade de alguém passar fome enquanto outros vivam com abundância.
 
Preocupado com a guarda e o controle da grande quantia de dinheiro que esperava juntar em Corinto, Paulo antes de sua chegada, envia três irmãos para ajudarem na preparação da coleta. Esses três são: Tito (8,16), um irmão escolhido pelas igrejas (8,18), e mais um irmão de confiança (8,22).
 
Vamos refletir sobre a generosidade que praticamos hoje. Será que estamos em comunhão com nossos irmãos necessitados?