Leitura do dia: II Crônicas, Capítulo 35

Publicado em 14/12/2013

 

Lendo este capitulo percebemos que como o rei Josias, acertamos e erramos. Ouvimos a Deus e algumas vezes a nossa vontade humana ou de outras pessoas.

Este versículo em especial me chamou a atenção: “Nunca se tinha celebrado em Israel uma Páscoa como essa, desde o tempo do profeta Samuel. Nenhum rei de Israel tinha celebrado uma Páscoa como a que Josias celebrou com seus sacerdotes, levitas, todo o Judá, os israelitas presentes e os moradores de Jerusalém.” (versículo 18). O povo estava em harmonia, um ajudando o outro para a celebração da Páscoa, estamos acostumados a ler sobre desencontros deste povo, mas aqui em especial, conhecemos o que essas pessoas fizeram de bom, sobre o comando deste rei.

Josias falhou quando decidiu por guerrear e não ouviu a mensagem que o Senhor tinha enviado. “Então Necao mandou-lhe mensageiros com este recado: "Não se intrometa em meus assuntos, rei de Judá. Não vim lutar contra você. Eu estou em guerra contra outra dinastia. Deus me mandou fazer isto imediatamente. Não queira atrapalhar a ação de Deus. Ele está comigo. Senão, ele acabará com você!" (versículo 21). 

Josias faleceu, todo Judá e Jerusalém fizeram luto por ele. Jeremias compôs uma lamentação em honra a ele, que como esta no versículo 25, se encontra no livro das Lamentações.