O glorioso reinado de Davi, se desmoronou com a morte do seu filho Salomão, dividindo-se em dois: Israel, ao norte, e o reino de Judá, ao sul, com contínuas guerras entre ambos.
No reino do sul, Amasias sucede seu pai Joás, o qual foi assassinado. Amasias foi um rei que não teve a coragem de aplicar uma reforma total, mas manteve os lugares de culto aos deuses estrangeiros.
Vence 10.000 edomitas no vale de Sal, e com coragem declara guerra ao reino do norte. O rei de Israel o adverte para que não se deixem levar pelas vaidades e auto-suficiencia de uma vitória, porque esta atitude pode ter um alto preço.
O jovem rei de Judá não escuta o conselho de Joás, rei de Israel, e declara guerra e a perde em Bet Shemes. O jovem tem que fugir, e o filho do rei do norte, derruba a murallha de Jerusalém e se apropria das riquezas do templo de Jerusalém.
O imprudente rei Amasias é, então, assassinado.
No reino do norte, sucedem reis cruéis e injustos, para mostrar como o poder pode corromper as pessoas que acreditam ser onipotentes , invencíveis e poderosas.