Neste capítulo vemos o reinado de Acaz, ele começou a reinar aos vinte anos e reinou durante dezesseis anos em Jerusalém, porém Acaz não fez o que era reto aos olhos do Senhor, seu Deus, como fez Davi, seu pai, mas seguiu o caminho dos reis de Israel.
O seu reino foi invadido por outros reis de Israel que subiram a Jerusalém para guerrear, Tudo isto lhes veio do Senhor porque Acaz permitira que Judá caísse em dissolução. No entanto o Senhor mandou o profeta Isaías falar com Acaz, e lhe disse que não temesse, mas que o rei da Assíria viria para assolar tanto a Síria como Israel.
Acaz foi a Damasco para encontrar-se com o rei dos assírios, Teglat-Falasar e lá viu um altar que o agradou. Mandou a planta e o modelo para o sacerdote Urias em Jerusalém ordenando que o edificasse diante do templo, o que ele fez.
Voltando de Damasco, Acaz fez os seus sacrifícios no novo altar, colocou de lado o altar de bronze construído por Salomão e ordenou que todos os sacrifícios em futuro fossem feitos no novo altar. Assim viveu até que o Senhor o chamasse para junto de si.