Leitura do dia: II Samuel, Capítulo 24

Publicado em 06/02/2013

O rei Davi caminha para sua velhice, mas parece que a longa convivência com Deus, conhecendo o poder do Senhor e suas bênçãos em sua vida, na vida de sua família e as vitórias que concedeu ao seu povo não foram suficientes para caminhar retamente diante do Senhor e Davi ao fazer o censo desagrada a Deus. Seu arrependimento (10), não sensibiliza Deus que lhe dá três alternativas (12) e Davi com sabedoria divina responde: “É melhor cair nas mãos do Senhor, cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens!”. (14)

Tendo passado pelo castigo (correção fraterna) de Deus, Davi orientado pelo profeta Gad se põe a caminho para comprar a eira de Areúna, que lhe oferece gratuitamente a eira para que Davi construísse um altar para o Senhor, mas Davi mais uma vez mostra toda a sua sensatez e diz: “Não, Eu quero comprar de ti. Não oferecerei ao Senhor, meu Deus, um holocausto gratuito”. (24).

Aqui podemos e devemos lembrar da Palavra que diz: Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. (São Mateus 26,41)

Caminhar com Deus não significa necessariamente estar livre das armadilhas do mal, é preciso caminhar na oração, na busca diária da Palavra de Deus e na busca constante da Santa Eucaristia para podermos vencer as tentações do dia-a-dia.