Paulo, depois de encorajar Timóteo a continuar na missão de evangelizar, o prepara para os sofrimentos advindos deste trabalho. Orienta-o a não se enganar, pensando que a fortaleza necessária para se manter firme venha de sabedoria ou força própria, ela é fruto da força e da graça de Deus.
Quando compreendemos a Palavra, recebemos de Deus uma preciosidade, Ele confia em nós para divulgar a sua mensagem de amor. O evangelizador, deve se comprometer com a integridade e fidelidade do conteúdo desta mensagem.
Paulo foi muito zeloso ao ensinar seus amigos sobre os planos de Deus. Mas alerta sobre algumas pessoas despreparadas, que misturadas aos escolhidos, mudam a mensagem e a transmitem por interpretação própria, confundindo-nos atrapalham o plano de salvação de Deus.
Agricultores, atletas, ou soldados são preparados duramente para um objetivo - uma boa colheita, medalhas ou batalhas vitoriosas. Tal como eles devemos nos preparar para um grande combate. Nosso comandante é Jesus e nossa luta é a salvação de todos.
Senhor, que nossa luta seja de paz, sem atritos, e que na sua mansidão continuemos a evangelizar sempre. Dai-nos a esperança de que a graça da conversão seja assumida por todos que compreendam a sua mensagem, e sejam livrados dos perigos do pecado.
Amém!