No final da segunda epístola a Timóteo, Paulo nos ordena para que proclamemos a palavra de Deus. Ela deve ser anunciada independentemente de qualquer situação adversa, com toda nossa força e todo nosso coração. Se nos ausentarmos dessa missão, quem irá fazer? Além do mais, falsas doutrinas podem ser apresentadas, pelos mais variados motivos, podendo afastar as pessoas do caminho de Deus.
A proclamação da palavra de Deus faz parte do bom combate, ao qual Paulo se refere em neste trecho de sua carta. Entre outras coisas, o bom combate se refere a constante busca de Deus por meio de nossos atos e de nossa fé, que constantemente estão em conflito contra os nossos próprios pensamentos que, por muitas vezes, nos afastam de Deus.
Ao terminar a sua carta, Paulo menciona sobre o “sentir-se abandonado”, situação que muitas vezes podemos sentir em nossa caminhada. Ao mesmo tempo, ele nos dá esperança ao dizer que o Senhor nunca nos abandona, nos fortalece para o bom combate, para que um dia possamos habitar em seu Reino celeste.