O Senhor, nos guarda de noite e de dia, e se sente responsável por nós como um agricultor que rega suas plantas observando o seu crescimento. Com esta grande declaração de amor, Deus quer que saibamos o quanto especiais somos para Ele, que pessoalmente nos guarda e nos protege, e nos quer fortes para as batalhas do dia a dia.
O propósito de passar por lutas e guerras não é sair ferido delas e sim sair mais fortes do que entramos. Na profecia de Isaias ele menciona três inimigos de Israel utilizando a mitologia dos antigos: O dragão, serpente veloz, é a Assíria representada pelo rio Tigre que tem águas ligeiras. O dragão, serpente sinuosa, é a Babilônia representada pelo rio Eufrates que é sinuoso. O monstro que está no mar é o Egito que se encontra abaixo do Mar Mediterrâneo.
Israel é a vinha amada e vigiada por Deus, ela terá raízes e encherá o mundo de frutos bons. A ira de Deus cairá sobre os inimigos de Israel, e na época da colheita, depois da batalha, nenhum dos seus se perderá, todos serão recolhidos e o adorarão.