Leitura do dia: Isaías, Capítulo 41

Publicado em 27/09/2013

 

Neste capítulo Deus mostra sua soberania e toma uma decisão que pode parecer estranha: convoca Ciro, um rei pagão que desconhecia as leis de Israel e os costumes de seu povo, para torná-lo instrumento de retorno dos deportados à Jerusalém.  Muitas vezes podemos estranhar as decisões de Deus, mas devemos estar convictos que será a melhor das decisões, pois Deus é amor, é bondade, é misericórdia, e só ele sabe sobre o futuro.

Para os israelitas, Deus fala, através do profeta Isaías, palavras de ânimo, de esperança, de carinho: “eu te escolhi(8)... não tenhas medo... estou contigo(10)... eu te ajudarei(14)... e desmascara os deuses da Babilônia anunciando sua incompetência: “são coisa nenhuma”(24)... 

Nos dias atuais novos deuses procuram seduzir os seres humanos, principalmente a riqueza, o poder e os prazeres sexuais, que, ao invés de serem tratados como dons de Deus para que todos vivam bem e felizes, tornam-se armadilhas que escravizam e afastam as pessoas de Deus. Precisamos estar atentos e vigilantes para não nos deixarmos conquistar por essas tentações.