É impressionante observar como a Palavra de Deus se mantém atual, mesmo tendo sido escrita há vários séculos. Observemos como os seguintes trechos deste capítulo falam da nossa vida:
- Versículo 1: “Escutem isto, casa de Jacó, vocês que receberam o nome de Israel, que brotaram da semente de Judá, que juram pelo nome de Javé e invocam o Deus de Israel, mas sem fidelidade e sem justiça.” – Nós falamos e até juramos em nome de Deus, mas não somos fiéis a Ele.
- Versículo 4: “Eu sabia que você era teimoso, que seu pescoço era uma barra de ferro e que sua testa era de bronze;” - Sabemos que Deus é a fonte de todas as graças, mas somos teimosos e O deixamos de lado.“
- Versículo 6: “Tudo isso você viu e ouviu. Por que não o anuncia? Agora, eu lhe falo coisas novas, segredos que você não conhece.” – Conhecemos a Palavra e toda a obra nova que Deus fez e faz em nossa vida, mas não testemunhamos e não anunciamos a Palavra às pessoas com que convivemos.
- Versículo 10: “Olhe! Eu o refinei como prata, e o provei na fornalha do sofrimento.” - Deus, no Seu infinito amor, nos submete a provações para o nosso crescimento.
- Versículo 12: “Escute-me, Jacó; preste atenção, Israel! Eu sou, eu sou o primeiro, eu sou o último.” – Mesmo que confiemos em ídolos, Deus nos chama a atenção para a sua transcendência.
- Versículo 18: “Se você tivesse obedecido aos meus mandamentos, sua paz seria como rio e sua justiça como ondas do mar;” – Não temos a verdadeira paz porque continuamente nos afastamos do Senhor.