O Profeta fala sobre um Israel restaurado. É a revelação de um Deus amoroso que faz misericórdia com a esposa que sempre lhe foi infiel e o rejeitou. Deus ama tanto este povo que busca a reconciliação e o perdão. Trata sua Igreja como sua noiva e futura esposa (Israel recebeu várias vezes o nome de esposa de Deus). É Ele quem toma a iniciativa, amplia o espaço da tenda e pede que o seu povo não tenha medo, porque Ele não o desapontará. Se declara como seu esposo e demonstra seu amor incondicional.
É um capítulo que revela o perfil amoroso de Deus; que pede para não temer mas que convida a soltar gritos de alegria; que declara seu amor estável e firme que não se abala com nada, e que presenteia sua esposa com pedras preciosas.
No v.10 vemos que nada é mais firme do que as montanhas, mas incomparavelmente mais inabalável, é a aliança de misericórdia e de paz que Deus firmará com o seu povo.
Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais meu amor te abandonará e jamais meu pacto de paz vacilará, diz o Senhor que se compadeceu de ti.
Este é o recado de Deus para nós hoje! Uma promessa que JAMAIS o seu amor vai nos abandonar. Entreguemo-nos também, como uma resposta a esta declaração de amor a este esposo.