Neste ultimo capitulo do livro de Josué, lemos o aconteceu na assembléia de Siquém e a renovação da Aliança.
Seis séculos antes, Deus enviara Abraão a Siquém, onde lhe mostrara a terra que haveria de dar a seus filhos e aos filhos dos seus filhos. Mas por mais de quatro séculos, o povo vive como escravo no Egito. Parecia que Deus havia esquecido da Promessa.
Quando entram e tomam posse desta terra, Josué, sucessor de Moisés, que havia libertado o povo da escravidão, reune a Assembléia de Israel, exatamente em Siquém, centro geográfico; para renovar a Aliança com Deus e seu povo, mostrando as grandes intervenções salvíficas de Deus.
A assembléia decide e se compromete a seguir o Deus de seus pais, renunciando a todos os ídolos da região, e, desta forma, é renovada a Aliança e é escrita a lei cujo cumprimento depende a fidelidade de Israel.
A Palavra, viva, eficaz e atual, nos convida hoje, a repetir este mesmo versículo e confirmar o nosso compromisso e fidelidade ao nosso Deus: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Proclamemos como filhos de Deus esta verdade, declarando que nossa vida, nossa história, nossa casa pertencem unicamente a Ele.