O Senhor prepara seu povo para entrar na terra prometida, o Senhor disse que nenhum daqueles que saíram do Egito chegariam a Canaã, somente as outras gerações.
Josué foi orientado pelo Senhor a circuncidar todos os que ali estavam, pois como diz a passagem, desde a saída do Egito eles não tinham feito mais isso.
“Eis o motivo dessa circuncisão: todo o povo que saíra do Egito, todos os guerreiros, haviam morrido pelo caminho, no deserto. Todos esses que saíram do Egito tinham sido circuncidados, mas o povo que nascera no caminho pelo deserto, depois da saída do Egito, não havia sido circuncidado.” (versículos 4-5)
Após a circuncisão o Senhor disse a Josué: “Hoje afastei de vós o opróbrio do Egito”. (versículo 9). Depois disso ficaram no acampamento, até todos se recuperarem, comeram do maná e quando começaram a comer do fruto da terra que estavam o maná cessou.
Josué viu o chefe do exército do Senhor e se admirou diante da presença dele, o chefe do exército do Senhor disse a Josué: “Tira as sandálias dos pés, pois o lugar em que pisas é sagrado.” (versículo 16). Josué obedeceu.