Leitura do dia: Josué, Capítulo 9

Publicado em 07/11/2012

      

Deus estava com o povo de Israel e estava concedendo a eles vitórias militares, e os povos dos arredores já tinham notícias das maravilhas que Deus estava operando. Os gabaonitas cientes que seriam exterminados, conseguiram de forma astuta e enganadora firmar um pacto de vassalagem, que pede proteção em troca de submissão. Ao perceber que foi enganado, Israel se viu obrigado a cumprir o pacto efetuado.

Interessante é observar que Deus havia proibido Israel de firmar acordo com qualquer  cananeu que habitasse a terra prometida. E Josué agiu com imprudência, sem consultar o Senhor (v.14). Não era um pacto qualquer, era uma decisão que implicava o destino de um povo.

Assim também somos nós, tomamos nossas decisões sem ouvir o Senhor. Nos achamos maduros o suficientes para decidir, possuidores do entendimento e da sabedoria para executarmos nossos planos, como se não fossem também os planos de Deus. Somos orgulhosos e autosuficientes.

Saibamos no entanto, que com a Cruz de Cristo, o véu que nos separava do Pai não existe mais. “Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, moído pelas nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pela suas pisaduras nós fomos sarados”. Ele é o Senhor que rege nossas vidas, peçamos sempre a Ele o consentimento para nossas ações. Amém!