Leitura do dia: Juízes, Capítulo 13

Publicado em 05/12/2012

          

O livro dos juízes não pretende fornecer apenas fatos históricos, mais vem principalmente manifestar como Deus acompanha seu povo na sua caminhada concreta, em meio aos graves acontecimentos, quando nos sentimos mais fragilizados.

“Os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor” (v.1), romperam a Aliança, pecaram, mas depois se arrependeram, e então o Senhor manda Sansão, da tribo de Dã, como prometido para libertar o povo de Israel dos filisteus, um povo organizado e de cultura desenvolvida.

Sansão foi escolhido desde o ventre materno, com voto de nazireato, consagrado ao Senhor, mas deixou-se levar mais pela força da paixão que pelo espírito de Deus, dilapida suas forças em aventuras amorosas, bebidas e banquetes. É individualista e um fraco guerreiro.

Assim, também nós, no curso de nossas vidas, nos deixamos levar pelas propostas do mundo. Nos sentimos incapazes de resistir aos apelos das facilidades e paixões. Mas o Senhor tem um projeto pra cada um de nós, não olha nossas fraquezas, mas nos anima com Seu Espírito a uma conversão integral. Desperta em nós o senso de retidão através do arrependimento e nos convida a um renascimento, para que se cumpra em nós Sua missão.