Leitura do dia: Juízes, Capítulo 2

Publicado em 24/11/2012

         

Esse capítulo nos dá um breve resumo das condições espirituais do povo debaixo do comando de Josué.

O Anjo do Senhor falou ao povo, lembrando-os da sua aliança, que haviam quebrado, e em consequência Ele não expulsaria os moradores da terra diante dos israelitas, antes lhes seriam por adversários, e os seus deuses lhes seriam laços. O povo chorou e sacrificaram ao Senhor. Essa sequência se repetiu vez após vez na história de Israel: idolatria, castigo nas mãos dos inimigos, arrependimento, libertação. Durante o período dos juízes, estes foram escolhidos por Deus para libertar o povo.

Os juízes eram pessoas que o Senhor levantou dentre o povo, impulsionadas pelo desejo de corrigir a infidelidade e a resultante opressão do povo pelos seus inimigos. Eles se tornaram  líderes espirituais para o povo, mostrando que Deus pode usar qualquer pessoa que está disposta a servi-lo, mas eram frequentemente desprezados ou rejeitados.

Mesmo tendo Deus alertado o seu povo, este continuava a traí-lo com cultuando falsos Deuses e desprezando os seus ensinamentos. Hoje também vemos isto acontecer diante dos nossos olhos, incredulidade, idolatrias, falsos deuses e falsas religiões. Esforcemo-nos para sermos fiéis aos ensinamentos e mandamentos do Senhor atraindo assim, pelo nosso exemplo, cada vez mais pessoas para o reino de Deus.

Que o Espírito Santo nos dê sabedoria e força!!