Leitura do dia: Juízes, Capítulo 21

Publicado em 13/12/2012

 

Em ritmo de conclusão, Juízes 21 nos mostra que, sem Deus, as pessoas somente adquirem problemas. Sem a presença de Deus, a vontade pervertida do pecador dita as regras para política e a religião que redundam em confusão.

Lendo o último capítulo de Juízes, tendo em mente todo o contexto do livro, considerando a mensagem de cada um dos 20 capítulos anteriores, podemos concluir que a vida sem Deus é uma vida vazia, com sucessivas desgraças e desprovida de valor. É contrastante a vida de alguém que busca a Deus e a vida de quem não O busca. É gritante a diferença entre uma nação que busca a Deus e a que não busca. Reflitamos nossa vida: Como estamos? Como está nossa família? Como é nosso relacionamento no trabalho? Como vivem os membros de nossa igreja? Que área de nossa vida precisa de um poderoso, verdadeiro e intenso reavivamento e reforma? 

Encerra-se com Juízes 21 o período mais negro da história de Israel, utilizando as palavras mais repetidas em todo o livro: "Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos". Isso nos mostra que não vale a pena viver sem Deus ou ignorar os princípios bíblicos. Não há frutos em seguir sua própria vontade, sem a orientação de Deus. A família, a igreja, a sociedade, quando não estão pautadas pelas verdades e princípios bíblicos, experimentam as mesmas desgraças, desavenças e destruição que os israelitas no período dos Juízes.

Busquemos a Deus sempre, na comunidade e no silêncio de nosso coração.