Leitura do dia: Lamentações, Capítulo 2

Publicado em 04/08/2013

 

O livro de Lamentações foi atribuído ao profeta Jeremias desde tempos antigos, de modo especial o capítulo 2 reflete a profunda tristeza de uma série de cantos fúnebres ao ver Jerusalém castigada por Deus pelas mãos dos babilônios. Jeremias dedicou a sua vida ao trabalho de avisar os judeus do julgamento iminente em consequência de séculos de rebeldia contra Deus, mas não sentiu nenhum prazer no cumprimento de suas profecias.

Ele sofreu com o povo, chorando pela dor de uma nação que se tornou indefesa diante do castigo severo. É claro que não foi Deus quem fez o mal, foi o próprio afastamento do Senhor que teve como consequência os males sofridos.

Algumas pessoas também hoje, são tentadas a direcionar para Deus suas dores, como sendo Ele o causador. Porém, vejamos o que diz São Tiago capítulo 1, versículos 13 e seguintes; “ Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.”