Leitura do dia: Miquéias, Capítulo 2

Publicado em 28/05/2013

A lei dada aos israelitas exigia respeito pelos marcos que separavam as propriedades, e alguns deles estavam mudando os marcos de lugar para serem beneficiados. Isso atraiu a ira do Senhor, e castigados perderam tudo o que possuíam. Agora os opressores serão os oprimidos.
 
Miqueias nos conta que os opressores nem esperavam o dia começar, e já de madrugada, ainda deitados, tramavam planos de maldade contra os outros, e logo pela manhã davam início na prática do mal contra os mais pobres. 
 
Deus abençoa os que fazem o bem, o que não estava acontecendo com o povo de Israel que começaram a agir contra Deus como se fossem inimigos. Tomavam as roupas dos mais pobres expulsavam as mulheres e crianças de casa.
 
Um povo que foge da responsabilidade, querendo justificar as suas faltas, procura pregadores que agradam a eles, e não que falam a verdade, e não é difícil achar tais pregadores. 
 
Por fim, o castigo não seria total nem final. Algumas pessoas sobreviveriam e seriam protegidas e abençoadas por Deus. Ele seria o pastor de uma grande multidão de homens. Esta é uma das profecias messiânicas do livro de Miquéias.