Neste capítulo, podemos observar o carinho de Deus para com o povo de Israel e para conosco. Apesar da pequenez da cidade de Belém, é dela que sairá o Messias: Mas você, Belém de Éfrata, tão pequena entre as principais cidades de Judá! É de você que sairá para mim aquele que há de ser o chefe de Israel! (versículo 1). Tão importante é este versículo como profecia da vinda de Jesus, que é citado nos evangelhos de Mateus (Mt 2, 6) e de João (Jo 7, 42).
Assim como Isaías, Miquéias também utiliza a teologia bíblica do “Resto Fiel”: ainda que exista uma multidão de pessoas que se extravie, sempre haverá um resto que seguirá o Senhor: O resto de Jacó estará no meio de povos numerosos, como o orvalho que vem de Javé ou a chuva sobre a grama verde. Eles não colocam sua esperança no ser humano, nem depende do homem. (versículo 6).
Como mensagem de Deus para nós hoje, confiemos em Deus que usa os Seus próprios critérios para fazer as suas escolhas; escolhe também a nós, os fracos, pequenos e pecadores para a Sua obra. E mesmo que sejamos dessa forma, ainda sim Ele confia em nós, Seu resto fiel para o Seu serviço.